terça-feira, 8 de junho de 2010

Eu nem gosto de queijo! - Parte 1

Provavelmente já ouvir falar da parábola escrita por Spencer Johnson: "Quem mexeu no meu queijo?"...
É precisamente sobre essa parábola que hoje reflicto....

Nesta parábola, dois ratinhos, o Correria e o Fungadela e dois pequenos humanos, Gaguinho e Pígarro, viviam num labirinto, onde procuravam diariamente o Seu Queijo!



Certo dia, cada um deles, descobre o seu Queijo, na estação Q. A partir desse dia, os dois ratinhos, corriam de casa até à estação Q, davam umas voltas de reconhecimento e depois colocavam os ténis ao pescoço e deliciavam-se com o queijo. 
Os dois humanos, não tardaram a criar as suas rotinas e a adaptar toda as suas vidas em torno da estação Q, felizes da vida por terem queijo em abundância.


A determinada altura, os dois ratinhos, chegaram à estação Q e....não havia Queijo!

Não se mostraram surpresos, pois já se tinham apercebido que a quantidade de queijo, ia diminuindo com o tempo. Assim, voltaram a calçar os ténis e partiram rapidamente em busca de um Novo Queijo. O Fungadela sentia o cheiro da existência de queijo e o Correria, corria até ao local, para ver se de facto encontrava queijo.

Entretanto, os humanos, quando chegaram à estação, nem queriam acreditar. O queijo desaparecera! como fora isso possível? porquê? Quem mexera no seu queijo? 

Com o passar dos dias, a situação mantinha-se inalterada e Gaguinho começou a sentir vontade de ir procurar Novo Queijo, mas sentia medo: do desconhecido, de não conseguir encontrar queijo, de partir sozinho e deixar o seu amigo na estação Q...

Pígarro limitou-se a sentir pena de si próprio e a arranjar alguém para culpar ,e simplesmente não aceitou esta nova realidade e resolveu ficar-se por ali, em lamúrias...
Gaguinho, continuava a sentir que de alguma forma deveria reagir e, certo dia, arriscou e partiu em busca do Novo Queijo!

Durante a sua jornada, foi enfrentando os seus medos, encontrando pequenos pedaços de queijo que o alimentavam e lhe davam energia para continuar o seu caminho. Começou a sentir-se revigorado, por estar em movimento à procura do seu Queijo, à procura de algo que verdadeiramente desejava. Apercebeu-se também do quanto estava a aprender sobre si próprio, nesta aventura de busca e foi até capaz de se rir de si próprio ao lembrar-se das suas reacções no tempo que esteve na estação Q, sem queijo.
Até que..... encontrou um Novo Queijo!
Já poderia ter encontrado este queijo, há muito mais tempo, não fossem os medos que o estavam a prender à anterior situação. Gaguinho, percebeu quão longe tinha chegado desde que deixara Pígarro e de como teria sido fácil ter dado um passo em falso, se tivesse optado pelo conformismo.
De agora em diante, iria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para evitar ser surpreendido pelas mudanças...


Os dois ratinhos já há muito que tinham encontrado o Novo Queijo.
Pígarro...bem, acho que ainda está na estação Q!


Perante esta deliciosa parábola, várias questões logo se me colocam?
- Com qual das personagens me identifico?
- Com que personagens associo as pessoas com quem trabalho?
- Qual é o meu queijo? quais os medos que me impedem que o encontrar?

Quem diria que uma história que roda à volta de queijo, me iria despertar tanta reflexão? e logo a mim, que nem gosto de queijo!

 E por ai? já têm resposta a estas questões?





Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é importante, por favor deixe-o aqui...
Atenção: Só se aceitam comentários construtivos....